"Pais devem conversar com filhos sobre pedofilia já na infância", aponta sexóloga

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2016 11h12

A pedofilia voltou aos holofotes nesta semana, após o ex-BBB Laércio, 53, ser preso em Curitiba, acusado de abusar sexualmente de uma jovem de 13 anos. Nesta sexta-feira (20), a sexóloga Paula Napolitano apontou que os pais deveriam conversar com seus filhos, já na infância, sobre esse assunto. “Ter essa conversa desde criança é muito importante. Mostrar para o filho que ele pode contar com você”.

A psicóloga afirma que é importante que os pais acompanhem as redes sociais e outras páginas da internet que os filhos costumam navegar, além de mostrar que pessoas desconhecidas podem querem abusar delas. Ela também cita que as crianças e adolescentes já devem ter noção de que alguns tipos de contato podem não ser legais.

“Tem que acompanhar muito de perto as redes sociais, a internet, o que é visto e o que não é”, explicou. “Conversar sobre isso desde pequeno, que existem pessoas que fazem isso, toques que são legais e não são legais”, completou.

Citando que pelo menos 5% dos homens possuem fetiches pedófilos, Napolitano ressalta a importância de não recriminar todos eles, pois há diferença entre quem deseja e quem age, cometendo o crime de pedofilia. Ela afirma que a ação é considerada uma doença psicológica e que há tratamento para que esses desejos sejam controlados.

“Segundo se trazermos o manual de doenças psiquiátricas, a pedofilia é considerado uma doença. Nós tratamos as pessoas com esse transtorno, para que elas não cheguem a fazer a ação que os colocariam como pedófilos”, finalizou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.